Pular para o conteúdo principal

Projeto põe fim ao uso das impressora fiscais no Estado de São Paulo

De acordo com o portal da Fazenda do Estado de São Paulo www.fazenda.sp.gov.br/sat, um projeto denominato SAT-ECF - Sistema Transmissor e Autenticador de Cupom Fiscal viabilizará um módulo que extinguirá as impressoras fiscais no âmbito do varejo do Estado de São Paulo.

Tal equipamento, deverá fazer a comunicação via GPRS (celular) ou banda larga (internet), possibilitará ao fisco ter acesso, de forma eletrônica e simultânea às informações das operações comerciais dos estabelecimentos varejistas que se enquadram. Além de simplificar as obrigações acessórias como Leitura X, Redução Z, Sintegra, geração de arquivos para a nota fiscal paulista, o comprovante de venda também poderá ser impresso em qualquer impressora comum. Daí o fim das impressoras fiscais.

O projeto, que teve sua apresentação inicial em 17/09/2009 é semelhante ao projeto da Nota Fiscal Eletrônica. A diferença básica está no uso de um equipamento intermediário que deverá ser adquirido pelos contribuintes para que seja possível tal comunicação com o fisco.

Na prática, todo contribuinte sujeito à sua utilização terá que adquirir um certificado digital (assinatura eletrônica), um computador, um equipamento SAT-ECF (ainda em construção e definição), um software frente de caixa (PAF-ECF) homologado, impressora comum e internet instalada no equipamento.

Desse modo, ao fazer a venda, todos os dados do cliente, produtos, valores serão transmitidos para a Secretaria do Estado, assinados digitalmente e posteriormente armazenados e disponibilizados para consulta.

Opiniões à parte, o projeto já é mania em alguns Estados vizinhos como Santa Catarina, que já extinguiu a impressora fiscal e possui um projeto semelhante.
Maiores detalhes poderão ser acessados no portal da Secretaria do Estado de São Paulo. Em: http://www.fazenda.sp.gov.br/.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INFORMATIZAR OU COMPRAR UM PROGRAMA?

É muito comum que alguns empresários de micro e pequenas empresas  se confundam quando da escolha de uma solução  para informatizar a sua empresa. Na maioria das vezes estão mais preocupados com o custo do que com o resultado de uma aplicação bem desenvolvida. Alguns resolvem  procurar por soluções na internet e outros por empresas de informática de sua cidade ou região. Outros ainda tentam solucionar seu problema procurando um parente próximo que tem alguma experiência.  É claro que qualquer uma dessas alternativas pode resolver por completo a sua necessidade, mas será que estes seriam os meios melhores para se encontrar uma solução de informatização de seu negócio? Segue abaixo um pequeno roteiro que pode ser considerado antes da compra ou contratação de um software como solução para a empresa: Tenha em mente e se possível descrito claramente o que se prete nde controlar na sua empresa: Cadastros, estoque, cupom fiscal, gestão, financeiro, comissões, ...

Turma do 3o. Informática

Essa é a turma do 3o. Informática do CEP/UME. Estão no último semestre. Muito aplicada, por sinal.

Engenharia de Requisitos de Software

Iniciei há 20 dias uma pós graduação em Engenharia de Software e Banco de Dados, na FEA-Andradina/SP. Tenho aprendido muito em uma matéria inicial que trata sobre a engenharia de requisitos de um software. Passei a entender que o conhecimento gera mudanças significativas em tudo o que fazemos. Por mais insignificante que esse conhecimento seja, sempre trará mudanças. Nesse primeiro tópico que diz sobre a construção de software à luz do planejamento dos requisitos existentes em um software, pude ver que não só estaremos criando maiores condições em nossos programas na empresa como realizando um processo de reengenharia nos já existentes. Os passos são simples mas que exigem disciplina e planejamento. Após todo o processo de levantamento e desenvolvimento dos requisitos, é elaborado um documento final que pode ser consultado tanto pelo cliente quanto pelos desenvolvedores e envolvidos no processo. Estou muito satisfeito com a matéria e acredito que será muito bom para mim e para a empres...