Pular para o conteúdo principal

INFORMATIZAR OU COMPRAR UM PROGRAMA?


É muito comum que alguns empresários de micro e pequenas empresas se confundam quando da escolha de uma solução para informatizar a sua empresa. Na maioria das vezes estão mais preocupados com o custo do que com o resultado de uma aplicação bem desenvolvida.

Alguns resolvem  procurar por soluções na internet e outros por empresas de informática de sua cidade ou região. Outros ainda tentam solucionar seu problema procurando um parente próximo que tem alguma experiência.  É claro que qualquer uma dessas alternativas pode resolver por completo a sua necessidade, mas será que estes seriam os meios melhores para se encontrar uma solução de informatização de seu negócio?

Segue abaixo um pequeno roteiro que pode ser considerado antes da compra ou contratação de um software como solução para a empresa:
  • Tenha em mente e se possível descrito claramente o que se pretende controlar na sua empresa: Cadastros, estoque, cupom fiscal, gestão, financeiro, comissões, enfim, relate tudo o que seja possível. O empresário deve saber o que tem que ser controlado. Não adianta terceirizar essa responsabilidade, isso é dever de quem manda na empresa.
  • Após a primeira etapa, pesquise empresas semelhantes à sua e que já utilizam softwares de sucesso e bata um papo com o responsável, verificando se serviria para seu estabelecimento. Não há nada comparado a uma boa indicação, principalmente se esta já se encontra validada e funcionando. 
  • Caso não seja possível verificar em empresas semelhantes ou na existência de um modelo confiável, consulte empresas de sua cidade ou região que desenvolvam uma solução confiável ou que já possuam um software para o seu ramo de negócio. Nos dias de hoje é comum todas as cidades possuírem empresas neste ramo.
  • Antes de fechar algum contrato com estes, peça uma demonstração do produto. Não faça nenhum negócio antes de examinar se os requisitos do primeiro item são satisfeitos pelo programa. Pode ter alguns que ainda não funcionem ou nem existam e precisam de ser desenvolvidos. Isso poderá demorar ou até custar para adaptações.
  • Caso não exista nenhuma solução confiável em sua região, procure um software em outras regiões, através da internet ou outro canal disponível, mas não se esqueça de seguir os passos do item anterior também. Nesse caso seria ainda pior, pois os desenvolvedores ficam distantes e a avaliação se torna mais difícil.
  • Tão logo encontre sua solução se torna importantíssimo a verificação se a sua estrutura é compatível com o software escolhido: servidor, banco de dados, local onde as informações serão gravadas, acessórios necessários. A empresa que vendeu o software terá obrigação de informar o que será necessário. Muitas vezes os custos de estruturação são muito maiores do que os do software, mas não se prenda a isso, o que for necessário, faça!
Fora isso é necessário empenho, dedicação e muita análise.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Turma do 3o. Informática

Essa é a turma do 3o. Informática do CEP/UME. Estão no último semestre. Muito aplicada, por sinal.

Engenharia de Requisitos de Software

Iniciei há 20 dias uma pós graduação em Engenharia de Software e Banco de Dados, na FEA-Andradina/SP. Tenho aprendido muito em uma matéria inicial que trata sobre a engenharia de requisitos de um software. Passei a entender que o conhecimento gera mudanças significativas em tudo o que fazemos. Por mais insignificante que esse conhecimento seja, sempre trará mudanças. Nesse primeiro tópico que diz sobre a construção de software à luz do planejamento dos requisitos existentes em um software, pude ver que não só estaremos criando maiores condições em nossos programas na empresa como realizando um processo de reengenharia nos já existentes. Os passos são simples mas que exigem disciplina e planejamento. Após todo o processo de levantamento e desenvolvimento dos requisitos, é elaborado um documento final que pode ser consultado tanto pelo cliente quanto pelos desenvolvedores e envolvidos no processo. Estou muito satisfeito com a matéria e acredito que será muito bom para mim e para a empres...