Pular para o conteúdo principal

O que pensar do Orkut???

Segundo relatório da ONG Safernet, o ORKUT, aquele site que leva seu nome para todos os cantos do mundo, acumula mais de 45 mil denúncias envolvendo crimes contra os direitos humanos, apresentando um crescimento na ordem de 10 vezes no número de denúncias mensais sobre o mesmo motivo.

Muito triste!! Principalmente por ser um site que foi inventado sem a maior pretenção de invadir os direitos das pessoas, com o intuito apenas de relacionamentos e amizades entre pessoas conhecidas ou não.

Será que, como previu Manuel Castells, em sua trilogia "Sociedade em Rede", o mundo estaria mesmo cercado por redes virtuais, que comandarão o destino de pessoas?

Como programador de sistemas, acho que é possível criar meios de combater essa criminalidade virtual. Acredito até que não o fazem por falta de interesse mesmo. Por ser econonomicamente inviável ou por não afetar os seus criadores ou os familiares deste.

Poderia, inclusive, ajudar muitas pessoas a se relacionarem muito mais e resolver problemas, como o de pessoas desaparecidas, que precisam de auxílio, entre outros...

Agora, pensamos friamente!:
- Como acreditar que nossas imagens não serão objeto de crimes no futuro? - Como ter a certeza de que nossos filhos não estão sendo enganados por verdadeiras gangues - que se disfarçam nas ondas da internet? - Como combater esses "piratas" para que eles não estraguem a inocência de nossos filhos (e às vezes até a de nossos pais - porque eles agora também surfam)??

É preciso pensar um pouco e iniciar um projeto que socialize a internet e crie regras contra a selvageria incontrolável, antes que seja tarde e os criminosos dissemine vícios e manias difícieis de serem combatidas no futuro.

Gostaria de dizer que não sou contra o Orkut, pois tenho meu espaço lá também e permito que meus filhos também o tenham. Mas sinceramente, não podemos ser alienados, temos que nos munir de segurança contra os que querem "sujar" nossa área de lazer.

Espero que seus criadores tomem iniciativas urgentes, para que eliminem ou diminua a possibilidade desses crimes, caso contrário, temos que nos retirar e procurar um local mais seguro, mais confiante, onde tenha ar puro e uma viatura policial nos vigiando...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meu primeiro computador (que aprendi a programar)

Esse é uma foto representativa do meu primeiro computador, no qual aprendi a programar em 1985. O TK 2000. Ele foi lançado em 1984 pela Microdigital Eletronica Ltda e sua compatibilidade era com a linha Apple. Sua memória RAM era de 64 Kbytes apenas (não cabia nem a foto acima) e sua memória ROM era de 16 Kbytes. Imagine o que dava para fazer... O iterpretador era Basic, mas com algumas modificações era possível rodar Fortran, Pascal, Dbase, entre outros. Me lembro bem que para gravar programas ou jogos, eu utilizava um gravador de fita cassete (igual ao da figura) no qual demorava, dependendo do jogo ou programa, cerca de 10 minutos à meia hora para gravar ou recuperar o programa.. e hoje tenho clientes que reclamam quando um processamento demora 10 segundos... rss Outra coisa importante: tinha que ligar na televisão, igual a um video-game... Pelo menos já existiam monitores (TV) de 29 polegadas... Mas é isso aí, o ser humano evolui, as coisas evoluem e a gente sempre quer mais... dá

Sala super 10

Esse é o pessoal do 3o. termo de informática. CEP/UME, Dracena/SP. Já estão fera em informática e a aula é de Banco de Dados ( Firebird ). Tem uns malas... mas o resto é gente boa!!! Sou fã número 1 deles.

Nova Sede da DinizSoft

Nova sede da DinizSoft. Estamos agora na Av. Presidente Vargas, 823- Sala 103 - 1o. Andar. Em frente ao Banco do Brasil. (18) 3822.2497 ... agora funcionando... Visitem-nos.