Pular para o conteúdo principal

O que pensar do Orkut???

Segundo relatório da ONG Safernet, o ORKUT, aquele site que leva seu nome para todos os cantos do mundo, acumula mais de 45 mil denúncias envolvendo crimes contra os direitos humanos, apresentando um crescimento na ordem de 10 vezes no número de denúncias mensais sobre o mesmo motivo.

Muito triste!! Principalmente por ser um site que foi inventado sem a maior pretenção de invadir os direitos das pessoas, com o intuito apenas de relacionamentos e amizades entre pessoas conhecidas ou não.

Será que, como previu Manuel Castells, em sua trilogia "Sociedade em Rede", o mundo estaria mesmo cercado por redes virtuais, que comandarão o destino de pessoas?

Como programador de sistemas, acho que é possível criar meios de combater essa criminalidade virtual. Acredito até que não o fazem por falta de interesse mesmo. Por ser econonomicamente inviável ou por não afetar os seus criadores ou os familiares deste.

Poderia, inclusive, ajudar muitas pessoas a se relacionarem muito mais e resolver problemas, como o de pessoas desaparecidas, que precisam de auxílio, entre outros...

Agora, pensamos friamente!:
- Como acreditar que nossas imagens não serão objeto de crimes no futuro? - Como ter a certeza de que nossos filhos não estão sendo enganados por verdadeiras gangues - que se disfarçam nas ondas da internet? - Como combater esses "piratas" para que eles não estraguem a inocência de nossos filhos (e às vezes até a de nossos pais - porque eles agora também surfam)??

É preciso pensar um pouco e iniciar um projeto que socialize a internet e crie regras contra a selvageria incontrolável, antes que seja tarde e os criminosos dissemine vícios e manias difícieis de serem combatidas no futuro.

Gostaria de dizer que não sou contra o Orkut, pois tenho meu espaço lá também e permito que meus filhos também o tenham. Mas sinceramente, não podemos ser alienados, temos que nos munir de segurança contra os que querem "sujar" nossa área de lazer.

Espero que seus criadores tomem iniciativas urgentes, para que eliminem ou diminua a possibilidade desses crimes, caso contrário, temos que nos retirar e procurar um local mais seguro, mais confiante, onde tenha ar puro e uma viatura policial nos vigiando...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

INFORMATIZAR OU COMPRAR UM PROGRAMA?

É muito comum que alguns empresários de micro e pequenas empresas  se confundam quando da escolha de uma solução  para informatizar a sua empresa. Na maioria das vezes estão mais preocupados com o custo do que com o resultado de uma aplicação bem desenvolvida. Alguns resolvem  procurar por soluções na internet e outros por empresas de informática de sua cidade ou região. Outros ainda tentam solucionar seu problema procurando um parente próximo que tem alguma experiência.  É claro que qualquer uma dessas alternativas pode resolver por completo a sua necessidade, mas será que estes seriam os meios melhores para se encontrar uma solução de informatização de seu negócio? Segue abaixo um pequeno roteiro que pode ser considerado antes da compra ou contratação de um software como solução para a empresa: Tenha em mente e se possível descrito claramente o que se prete nde controlar na sua empresa: Cadastros, estoque, cupom fiscal, gestão, financeiro, comissões, ...

Turma do 3o. Informática

Essa é a turma do 3o. Informática do CEP/UME. Estão no último semestre. Muito aplicada, por sinal.

Engenharia de Requisitos de Software

Iniciei há 20 dias uma pós graduação em Engenharia de Software e Banco de Dados, na FEA-Andradina/SP. Tenho aprendido muito em uma matéria inicial que trata sobre a engenharia de requisitos de um software. Passei a entender que o conhecimento gera mudanças significativas em tudo o que fazemos. Por mais insignificante que esse conhecimento seja, sempre trará mudanças. Nesse primeiro tópico que diz sobre a construção de software à luz do planejamento dos requisitos existentes em um software, pude ver que não só estaremos criando maiores condições em nossos programas na empresa como realizando um processo de reengenharia nos já existentes. Os passos são simples mas que exigem disciplina e planejamento. Após todo o processo de levantamento e desenvolvimento dos requisitos, é elaborado um documento final que pode ser consultado tanto pelo cliente quanto pelos desenvolvedores e envolvidos no processo. Estou muito satisfeito com a matéria e acredito que será muito bom para mim e para a empres...